31 jul 2013

Séries, Seriados e Filmes: Sherlock Holmes

Quem me conhece, sabe que sou uma aficcionada por séries e filmes.

Não, eu quase não vejo TV aberta, não sou muito fã de novelas e etc, então vocês quase não vão me ver opinando aqui sobre esses assuntos.

Mas séries e filmes eu amo de paixão!

Sempre que lançam uma nova série eu procuro acompanhar os primeiros capítulos para ter minha opinião sobre e pensar se vou acompanhar ou não.

Já comecei a acompanhar séries que eu achava que teriam tudo pra me prender a atenção e bem no meio pra mim, eu disse pra mim, ficavam chatas e sem sentindo.

Bom o que eu vou falar agora é sobre a série Elementary que passa no Universal Chanel.

“Elementary trata-se de uma adaptação de Robert Doherty para a obra de Arthur Conan Doyle, que traz os personagens Sherlock Holmes e Dr. Watson para o tempo presente vivendo em Nova Iorque. Na série, Watson foi transformado em mulher, interpretada por Lucy Liu.

Sherlock (Jonny Lee Miller) é um ex-consultor da Scotland Yard que chega em Nova Iorque após passar um período em um centro de reabilitação. Forçado por seu abastado pai a dividir seu apartamento com a Dra. Joan Watson, uma cirurgiã que perdeu a licença há três anos quando um de seus pacientes morreu, ele precisa se manter sóbrio e longe das drogas. Assim, Watson passa a acompanhá-lo em seu trabalho como consultor da polícia de Nova Iorque. O contato de Sherlock no departamento é o Capitão Tobias Gregson (Aidan Quinn), que o conheceu em Londres.”

Fonte: Wikipédia

Eu achei que seria muito difícil competir e se sobressair de um Sherlock do final do século XIX tão bem representando nos cinemas por Robert Downey Jr e por um Watson, por Jude Law.

Pois toda vez que pensamos em Sherlock Holmes, pensamos em um detetive com seu cachimbo, austero, bem arrumado, totalmente em terras britânicas, galante e sua famosa frase: Elementar meu caro Watson!

Mas apesar de muitos acharem que a TV americana estragou a série colocando Sherlock como um filhinho de papai e ex-drogado e um Watson como uma mulher, e alguns também falaram sobre as circunstâncias como o Sherlock e Watson se encontraram e começaram a conviver na série não foi tão glamourosa como o filme, sim eu gostei.

Gostei porque apesar de Sherlock continuar sendo Sherlock, claro que não mudaram muito o personagem, a série trouxe as tramas e situações para um cenário mais atual e contemporâneo.

E gostei muito da representação dos atores que deram vida à esses novos personagens. Quem não amou a Lucy Liu lá atrás na série Ally McBell e no filme Kill Bill entre tantos outros, não vai amar essa nova Lucy sendo uma Watson sensível e curiosa.

Para quem não sabe Jonny Lee Miller foi um dos primeiros maridos da atriz Angelina Jolie, e encabeçou alguns filmes como o tão controverso Trainspotting.

Mas confesso que não o conhecia ainda e nem tinha muito a falar sobre suas atuações, mas na série acho que ele está fenomenal interpretando um Sherlock que não foge muito à regra: arrogante e prepotente, mas deu um pouco mais de simpatia e alguns sorrisos ao personagem, além de alguns tiques nervosos.

Eu acho que é uma faca de dois gumes quando os livros se transformam em filmes, que se transformam em seriados. Pode ser que uns errem na mão, alguns cometem o excesso e outros cometem a falta.

Mas acho que nesta série, acertaram em cheio, tanto na escolha dos atores principais, quanto nas tramas que são tão cheias de mistérios e surpresas, como nas tramas escritas pelo criador de Sherlock, Sir Arthur Conan Doyle.

Mas não é o que os fãs da série Sherlock Holmes, da BBC (esse interpretado por Benedict Cumberbatch) também atualizada para o século XXI porém totalmente filmada em solo britânico. Bem, nem o próprio Benedict gostou muito da idéia de estar partilhando seu sucesso com um rival em solo americano.

Pois bem, vi as duas séries e posso dizer que cada uma tem sua pecualiridade e prazer em assistir.

Claro, que acompanho bem mais Elementary por ter mais episódios, e acabei me afeiçoando à esse Sherlock mal arrumado, com camisas desalinhadas, barba por fazer, totalmente desorganizado e egocêntrico, mas com um toque bem lá no fundo de humanidade, coisa que não vimos em outras interpretações e a Watson, mulher frágil, mas não menos enigmática.

Sherlock Holmes não foi somente interpretado nessas duas séries e no filmes com Downey, mas em tantos outro, porém não menos famosos.

Enfim, quem é de um bom mistério não vai perder as séries, nem o filme – de quebra a Rô já me contou que comprou todos os livros de Sherlock. É claro, que eu vou compartilhar dessa leitura dela, afinal nada dispensa um bom livro.

E vocês, o que acharam da série? Pois do filme nem podemos comparar né? Já que Robert Downey Jr bem… é  Robert Downey Jr!

 ;)

Comentários

Comente no blog!

Daiane

Eu nunca parei pra assistir um episódio dessa série, por mais que quando eu estava vendo Bates Motel ela passava logo depois rs
Não faz muito o estilo de programa que eu goste, mas saindo da série e falando do filme, como você disse, Robert Downey Jr é Robert Downey Jr, é mesma coisa de um piratas do caribe sem o johnny depp hehehe

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Ah Dai realmente Robert é Robert e não tem pra ng. Ontem assisti finalmente os Vingadores e tô in love

RESPONDER

Daiane Respondeu:

kkkkkk
é muito bom mesmo, mas de qualquer modo, eu tô amando essa onda de releitura de clássicos em séries, AMANDO MUITO! Tem Elementary, fazendo releitura de Sherlock, Bates Motel de Psicose, Hannibal, Once Upon a Time de alguns clássicos de fantasia, The Carrie Diaries com a Carrie Bradshaw adolescente. Podem continuar fazendo isso, porque eu estou amando!

RESPONDER


Tamires

Nossa essa série eu não conhecia! parece ser ótima! :D

RESPONDER


Adriana C.Sousa

Eu não sou muito chegada a filmes e séries,por isso não posso opinar… claro que tenho os meus filmes favoritos, mas tem que ser MUITO BOM pra me prender no sofá até o fim.

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Hummmm Adriana eu sou uma fãzoca de filmes

RESPONDER


simone andrea p.santos

amo sherlock holmes desde menina li quase todos os livros de sir Arthur Conan Doyle hehehehe e qdo começou esta serie me joguei de cara alem de gostar muito da Lucy Liu …ja vi que temos quase o mesmo gosto =]]

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Ah Si vc é das minhas!

RESPONDER


Claudia Uchoa

Menina, cê sabe que sou apaixonada por seriados de suspense e policiais?! E Elementary está entre os meus favoritos. Adoro a interpretação do J.L.Miller e a parceria com a Lucy Liu é perfeita!

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Tb amei a parceria com a Lucy Liu!

RESPONDER


Jane

Amo series e filmes também e abomino novelas kkkk Serio, nem assisto TV aberta em casa, porque realmente não dá rsrs
Assisti Sherlock Holmes filme, mas essas series ainda não…
Bjoo

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Hummmm Jane é das minhas!

RESPONDER


Carla Mariano

Gosto muito de seriados de suspense, mas acabo roendo as unhas kkk.. Sou daquelas que gosta de saber o final do filme ou livro, só pra ficar tranquila kkkk

Bjs, Carla

RESPONDER