Suco detox: energia pura dentro do seu freezer

Por: Adriana Rodrigues em Beauty.Me, Gastronomia

detox

Há tempos procuro sempre fazer o que é bom para meu organismo (pele, mente e corpo), não a procura do que a sociedade impõe, mas o que é bom para mim e minha família. Para o espelho, peso x altura, saúde e beleza, bem estar e qualidade de vida, hoje e amanhã. E como o marido também acredita em Mens Sana in Corpore Sano (mente sã corpo são), vamos que vamos.

Escuto muita gente dizer que estamos na nova onda do suco detox com vegetais, frutas, legumes etc. Discordo, quando criança meu avô já bebia suco detox e outras beberagens, tinha uma alimentação funcional e saudável, nadava, era ativo, inteligente, bonito, acordava cantando… Admirações à parte, ele sabia o que estava fazendo e me ensinou bastante.  #saudades

Claro, que nem todo mundo acorda cantando, com tempo para lavar, higienizar e cortar as hortaliças, frutas, legumes para colocar na centrífuga e beber o suco como se fosse a melhor bebida do mundo, ainda mais após acordar, quando nosso corpo geralmente pede café (cafeína), quando o relógio grita, a expectativa do trânsito agita, vários compromissos…

Assim, para dias corridos, sugiro deixar uns preparados super práticos em potinhos no freezer, onde você só terá o trabalho de pegar a quantidade que quiser, colocar no liquidificador e bater, beber e se sentir fazendo sua parte. Parte de um todo, até porque  o suco detox não vai trazer os tais resultados desejados. É poderoso, mas não é milagroso. Dependendo de cada caso, é preciso um pacote completo, com tratamentos, exercícios físicos, creminhos, alimentação e suplementos adequados, dedicação e disciplina… Melhor deixar tudo pronto para preparar hoje e no dia seguinte… Um dia de cada vez.

Como ninguém é igual a ninguém, há uma infinidade de variações de receitas de sucos detox e cada um com seu objetivo: para melhorar o humor; dar energia; para desinchar o corpo; para combater a celulite; desintoxicante; para insônia; anti-envelhecimento; aumentar a imunidade; acelerar o metabolismo; para uma pele dourada e hidratada…..

Como acordo e tenho um tempo quase certo para tomar banho e me arrumar, fazer café da manhã para dois, malhar, ir para o trabalho etc, preciso ter algumas coisas práticas no freezer, para facilitar o dia a dia, como no caso:

– Água de coco: compro e congelo na forma de cubos de gelo e depois de congelada, retiro e coloco num potinho os cubos para usar quando quiser nos sucos, smoothies, milk-shakes, por exemplo, tal qual faço com a couve manteiga triturada – estrela neste post;

– Frutas congeladas: compro frutas em cada estação, como morangos, kiwi, abacaxi, acerola e os congelo picados, separadamente;

– Legumes: congelo-os em pedaços, crus, escaldados e/ou branqueados (após escaldar os pedações coloco-os dentro de um pote, que vai dentro de um outro pote maior com água gelada, para quebrar o calor e resfriar logo) e congelo;

– Ervas e raízes (salsa, raspas de limão, gengibre): congelo em cubos com água mineral, sucos de frutas, água de côco ou ainda, em pequenos potes, para uso em geral. Gestantes: salsa tem apiol, que estimula contrações uterinas e pode induzir o parto – melhor não.

Congelo muito mais que isso, o que me custa uma tarde no final de semana por mês, quando geralmente vou a feira e aproveito e compro alguns alimentos para facilitar na cozinha por 2 semanas a até 2 meses, conforme for o alimento. Assim, aproveito as safras de cada estação e compro o que há de mais fresco e barato.

Voltando ao nosso suco, já notou que a couve é um ingrediente presente nos sucos detox? Basicamente, ela ajuda a limpar o fígado, ou seja, faz a faxina! Assim, que tal fazer cubinhos de couve? Mantém-se as propriedades nutritivas, para uso imediato, na hora que quiser, sem o uso de centrífuga – embora goste da minha – mas o liquidificador é mais prático, pois faço o suco e coo em minutinhos. Tem algumas misturas que bebo mesmo sem coar.

O fato é que eu já congelava frutas, legumes, pratos prontos, sucos, manteiga com ervas, caldos etc, mas a couve foi novidade para mim. Há um bom tempinho vi isso na web (sorry, mas não lembro onde) e facilitei minha vida. Claro, que tenho muuuitas forminhas: duas para fazer gelo com água mineral e outras para congelar alimentos, pois estas mancham um pouco pelos corantes naturais dos alimentos, e por isso, sempre vão para a mistura água + água sanitária para clarear, tirar o cheiro e o gosto.

Mas, vamos ao passo a passo simples:

Passo a passo para fazer cubinhos congelados de couve manteiga, para usar quando quiser.

Passo a passo para fazer cubinhos congelados de couve manteiga, para usar quando quiser.

Receita de Gelinho de couve:

03 maços de couve manteiga orgânica – rende para +- 1 mês, fazendo suco verde todos os dias.

Passo 1: Lave e higienize (água com água sanitária) os maços de couve e retire o talo branco das folhas.

Passo 2: Passe as folhas no processador ou no liquidificador, com +- 1/2 copo (100 ml) de água até triturar.

Passo 3: Coloque a couve triturada na forminha de gelo e leve ao freezer.

Passo 4: Quando o gelinho estiver firme, retire da forma e ponha num recipiente (ou saquinho) com tampa e rótulo. Mantenha no freezer. Dependendo do tamanho do cubo, use 2-3 gelinhos para preparar um copo de suco verde.

Prático, né? Confesso que há tempos faço um suco bem detox, no meu dia a dia, para vários objetivos, segundo dicas de nutricionistas, nutrólogas e livros. Assim, basicamente o suco detox que mais faço é este:

Ponho no copo do liquidificador:

2-3 cubos de couve triturada

2-3 cubos de água de côco ou de suco de uva

3-4 pedaços de uma das frutas: morango, banana, abacaxi, pera, romã ou mamão

1 colher de sopa de geléia sem açúcar de frutas vermelhas ou framboesa ou mirtilo (blueberry)

1/2 maçã com casca

1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado ou de whey protein sem sabor (se for malhar em seguida; dá maior quantidade)

3 rodelas pequenas de gengibre

Suco de limão + uma pitada da casca ralada

Folhas de hortelã e salsinha

+- 300 ml de água gelada

E as vezes ainda ponho 1 colher (sopa rasa) de mate solúvel em pó , para dar mais energia pela manhã. É power!

Bato tudo no liquidificador e coo com uma peneira. Não precisa adoçar, pois as frutas e a geléia, mesmo não tendo açúcar (glicose) já dão a doçura (frutose) ao paladar e ainda controlam a vontade de consumir doces. Dá +- 700 ml. Tem que beber logo após o preparo.

Suco no copo, bebo com meus suplementos e vida que segue, porque nas manhãs o corpo quer desopilar mesmo, e este suco além de acordar o organismo, acelera o metabolismo, combate o envelhecimento, celulite, flacidez e mau humor, é bem desintoxicante e dá energia por horas, sem pesar no estômago, bolso e na consciência. É gostoso, mas quem achar ruim, sugiro que beba no gute-gute mesmo, que nem remédio, até porque ambos só fazem bem. Depois de +- 1h tomo o café da manhã.

Claro, que quem não está acostumada a este tipo de bebida, talvez não se empolgue. Mas acho que se você quer mesmo experimentar por uns dias, a dica é fazer todos os dias com os ingredientes detox que você gosta e ir ajustando a quantidade e os ingredientes ao seu suco e necessidades, ao seu paladar.

Bebendo em jejum seu suco detox diariamente você poderá notar a diferença no seu organismo e logo verá que tudo é uma questão de hábito, que vai se alongar com o tempo. É optar por uma alimentação mais saudável, sem esforços mil, sem neuras, nem dietas… É escolher o que lhe faz bem.

Há quem ache que este suco é mais uma moda, um placebo… Sinto há anos que me faz bem e sempre alterno com outros ingredientes, tendo o cuidado na escolha dos ingredientes para uma boa absorção dos nutrientes, equilibrar cada necessidade e momento, bem como, para não ficar calórico, um não sobrepor ao outro, nem enjoar do sabor…

Por isso, mesmo que hoje não seja  segunda-feira – dia internacional de iniciar uma nova dieta - nem que você não tenha enfiado o pé na jaca, que tal inventar o seu suco detox, só para saber como ele funciona para você?

beijo

25
out
Deixe um comentário em "Suco detox: energia pura dentro do seu freezer"
  1. simone andrea p.santos
    25/10/2013

    a couve antes mesmo da onda do detox nos anos 90 rsrsrrs ja era famosa com o suco de limão p/ emagrecer só sei que faz um bem danado p/ o organismo =D

    • Adriana Rodrigues
      25/10/2013

      Oi Simone,
      Concordo com você.
      Sou advogada, e não tenho formação na área médica ou de nutrição, mas pelo que sei, pelos nutrólogos e nutricionistas e livros etc é que a couve manteiga não tem a função emagrecedora não, mas ela tem propriedades de fortalecer e limpar as toxinas do corpo e junta com outros alimentos, tais efeitos podem ser potencializados e ainda melhorados, o que denota uma limpeza no corpo, e por consequência, se mantiver hábitos saudáveis, como alimentação balanceada + suplementos adequados + exercícios frequentes, este ‘pacote’ pode ajudar a perder peso, pois como desincha, dá saciedade e pode haver a perda de gordura, entende-se que emagrece.
      Gosto de pensar que o ‘ pacote’ faz bem como um todo.
      Já o ph do limão é ácido e nosso aparelho digestivo é alcalino, por isso, quando o limão chega lá ele muda o ph e faz uma faxina limpando tudo, na medida, sem causar danos, salvo se beber demais e/ou ter problemas no estômago por outros motivos. Super válido beber uma limonada se açúcar em jejum também. Tudo isso é desintoxicante, no período em que nosso corpo precisa.
      Super válido, né?
      Bj

  2. Thalita
    25/10/2013

    Nossa, acabou a desculpa que não tem tempo ou preguiça né! Muito pratico!
    Amanhã é dia de feira, vou comprar tudo e tentar inserir o suco na minha rotina!
    Beijos

    • Adriana Rodrigues
      25/10/2013

      Oi Thalita,
      Você entendeu o porquê deste post hoje: final de semana tem feirinhas em todo lugar. ha ha ha
      Vai introduzindo alimentos funcionais que gosta e quando notar vai estar comendo até o que não gostava, e possivelmente, estará gostando, mais saudável, bem disposta… tudo melhora, dos pés a cabeça, por dentro e por fora.

      Vamos facilitar +: um suco detox basicão geralmente leva:
      2 verduras verdes escuras: couve, espinafre, rúcula, salsinha, alface (noite), hortelã, aipo, brócolis
      1 legume/cereal: cenoura, tomate, pepino, inhame, batata doce, linhaça, chia, gergelim
      2 frutas: maça, água de coco, abacaxi, suco de uva integral, frutas vermelhas (pode ser geléia sem açucar)
      gengibre e água
      Não colocar açúcar ou adoçante, pois a geléia e/ou as frutas já adoçam na medida.
      Boa feirinha, linda.
      BJ

  3. Claudia Anderson
    25/10/2013

    Essa coisa de cortar, picar e congelar é um quebra galho dos bons, a gente ganha em tempo e saúde!!!!

    • Adriana Rodrigues
      25/10/2013

      Oi Claudia,
      Temos que descomplicar a vida, para sobrar + tempo para fazer outras coisas. kk
      bj

  4. Gabriella
    25/10/2013

    Adorei o post e era exatamente o tipo de suco que estava procurando. Sempre fui preocupada com a minha saúde. Não só por causa da estética, mas também para me sentir mais disposta, com a pele e cabelos lindos, saúde funcionando direito, etc, etc e etc.
    Na minha próxima feira já sei quais serão os produtos essenciais.

    Beijos
    Lucida Gabriella
    lucidezfeminina.blogspot.com.br

    • Adriana Rodrigues
      25/10/2013

      OI Gabriela,
      Obrigada.
      Penso como você – que bom!
      Dá pra ir variando, conforme a necessidade.
      Em breve vou postar sobre azeites funcionais, alternativas para lanches,sobremesas… tudo bem gostoso, bonito,levinho e em conta. Coisas que geralmente se tem na geladeira e na despensa de casa.
      Bj

  5. Amanda Karoline
    26/10/2013

    Adorei a dica, mês que vem tenho endocrinologista, porque tem alguns alimentos que não consigo comer sem ter algum problema, como por exemplo alface, se eu comer como salada eu fico lembrando do danado o resto do diaaa. Quero ver qual tipo de refeição ele vai passar e quero ver se crio coragem de experimentar os sucos detox,já tem dois anos que não bebo nenhum tipo de bebida gasosa porque meu estomago não aceita, só chás, sucos e água :(
    Beijo
    http://www.sonhosdebrigadeiro.blogspot.com
    BR

    • Adriana Rodrigues
      26/10/2013

      Ha muitas opcoes de bebidas e combinacoes, que podem faverecer vc.
      Ha pessoas COM intolerancia a algumas verduras, como o espinafre, alface. Melao, melancia. Pepino, couve flor e brócolis… Mas o endocrino, nutricionista e o
      u nutrologo poderao lhe dizer o que e melhor para voce
      Ainda bem q temos variedade, para escolher.
      Bjo

  6. Adorei o post! Super informativo! Eu comecei a usar o suco detox a pouco tempo, em função da minha gastrite, e como a couve tem ação cicatrizante e calmante melhorou e muito a minha situação! Gostei muito das ideias dos cubinhos de couve… vou preparar aqui em casa. Muito mais prático!

    Bjs

    BR

    corujaloira.com

  7. Vanessa Duarte
    26/10/2013

    Nossa, eu amei esse post, utilidade pública hahaha
    Preciso fazer isso, essa ideia de congelar, é mara!!

    Valeu mesmo pela dica!
    Beijos.

  8. Nanna Barbieri
    27/10/2013

    Minha avó as vezes faz esse suco detox e sempre congela a couve, é bem mais prático!
    Mas esse negócio de couve, beterraba, cenoura, salsa no suco definitivamente não é comigo…
    Beijos

    • Adriana Rodrigues
      28/10/2013

      Oi Nanna,
      Confesso que só como ou bebo beterraba e/ou cenoura pois viram açúcar no sangue, só quado preciso de energia extra.

      Sabe o que legal? Juntar couve, hortelã, laranja ou morango, gengibre. Bem básico, gostoso e praticamente sem gosto verde. Gosto de frutas.
      Se quiser adoçar, coloque geléia de frutas vermelhas sem açúcar.

      Experimente este suco e veja como é gostos e já faz a diferença.
      bjo

  9. Daiane
    28/10/2013

    Eu gostava muito do suco de couve com limão, e cenora com laranja fica delícia também, acho que também deve ser meio Detox, né?

    • Adriana Rodrigues
      28/10/2013

      Oi Daiane,
      Acredito que há um mínimo de ingredientes funcionais para ter uma função detox.
      bj

  10. Amanda Kreves
    12/11/2013

    Adriana parece até que vc é nutricionista! Quantas dicas maravilhosas, eu amo sucos detox

  11. Judie Foster
    12/11/2013

    Já não vou mais sofrer quando for fazer meus suquinhos detox que não deixo de tomar pela manhã

  12. […] potencializei a eliminação delas com suco verde detox pela manhã – já falei sobre ele AQUI. Sou fã deste suco, porque ele, sobretudo, nutre pele e corpo, fortalece a imunidade, dá […]

  13. Carla Mariano
    22/11/2013

    Amo sucos detox.. O meu sempre tem limão e uma porção caprichada de gengibre. Faz um bem danado :D

  14. Edileusa Sanchez
    06/12/2013

    Adriana gostaria de saber qual é o melhor horário para tomar esse suco, pode ser a noite? posso fazer e tomar duas horas depois?

    • Adriana Rodrigues
      07/12/2013

      Olá Edileusa,
      O melhor momento de beber este suco é pela manhã, pois neste período o corpo está propenso a desintoxicar.
      Você pode bebê-lo a noite, mudando alguns ingredientes, por exemplo:como incluir erva-doce ou salsão (aipo) na substituição do gengibre, que é estimulante, se você vai dormir, pois ele será desnecessário para o momento.
      O ideal é fazer o suco e beber em seguida, para aproveitar o máximo dos benefícios, se contar que o gosto muda…
      bj

  15. […] Patricia Davidson Haiat – obrigada a todos – que postamos AQUI, mais dicas de suco verde detox (AQUI), aprendemos várias receitas funcionais para ficarmos mais bonitas, saudáveis e desintoxicadas. […]

  16. Cristiana Manzan
    27/01/2014

    Boa tarde, este suco pode tomá-lo à noite?

  17. sandra
    13/02/2014

    Oi Gigi! Esse suco pode ser usado por diabéticos e hipertensos? Adorei a dica para congelar couve…rss Obrigada por compartilhar e aguardo resposta.

    • Adriana Rodrigues
      13/02/2014

      Oi Sandra,
      Sim, apenas se quiser variar os sucos, opte por consumir geléias de frutas vermelhas sem açucar.
      bj
      Adriana

  18. Iara Fernanda
    06/03/2014

    Gata….ameeei esse post! Detox já! tenho uma duvida…posso fazer meu suquinho e levar comigo em uma bolsa térmica? Passo o dia inteiro fora de casa e gostaria de ingerir o suco tbm no lanche da manhã. .. bjus

    • Adriana Rodrigues
      06/03/2014

      Olá Iara,
      O suco detox tem propriedades desintoxicantes e o melhor momento para desintoxicar o corpo é pela manhã mesmo, mas como todo suco natural o melhor é consumir logo após ter feito. Se você quiser ingerir algo ao longo do dia, com propriedades funcionais, que tal um chá com gengibre e ervas, que poderá ir com vc na bolsa térmica por horas sem perder as propriedades.
      Não sei o seu objetivo, mas há tantas opções.
      Conheço algumas por experiência própria e posso lhe repassar minhas experiências, mas se quiser algo bem específico, sugiro um profissional da área.
      Bjo,
      Adriana