22 set 2014

Blogagem Coletiva: Pela leveza de blogar

Eu participo de um grupo chamado: Blogosfera + Unida.

É o seguinte a AnaLu do Oxente Menina, dia desses postou no face do blog aqui, assim:

Senti saudade da camaradagem da blogosfera de uns 4 anos atrás. Até de receber selinhos {que eu nunca colocava no blog porque achava que poluía} e dos desafios de perguntas e respostas fiquei saudosa.

E desde então ela teve o maior insight em fazer um grupo pra quem sentia a mesma coisa.

Daí o primeiro post é exatamente sobre isso!

Vocês lembram como era gostoso? A gente criava os blogs, cheios de estrelinhas descendo, música ou não, mas era de um jeitinho bem nosso, bem legal.

Falávamos da nossa vida, do nosso dia a dia, sem preocupação: O que a marca vai achar de mim? O que os leitores vão achar? Porque na verdade os leitores eram amigas nossas que também tinham um blog e a gente se visitava frequentemente, tínhamos os selinhos, desafios e outros.

Era um barato! Eu contei aqui sobre minha casa que pegou fogo, sobre a saga do meu dente que fiz um canal mal feito, e as meninas super me davam força, me deram até receitas pro dente, mandaram coisas pra minha casa E eu ia lá nos blogs das amigas e aprendia também um monte de coisas, tipo a Aline do Papo Nada Cabeça  que a gente sempre falava sobre nossas olheiras (inclusive ela me deu uma dica bapho).

Falei demais sobre a nininha, claro né? As outras me falavam sobre sua prole, me davam dicas, até quem não tinha filhos entrava na dança.

Naquela época não tinha técnicas de SEO, layout personalizado, domínio, Analytics, FanPage, números, números e números! Gente até curso tem pra aprender essas coisas, eu acho digno aprender, mas daí a vc fazer um conteúdo só pensando nisso? Ah vá né?

A gente só queria estar aqui, mostrando o batonzinho que comprou, falando se era bom ou não, só blogar pelo prazer.

Não tinha tanta pressão, ninguém passava por cima de ninguém, não tinha aquela coisa de: Olha como o blog da fulana ficou bonito, quero uma mais bapho ainda, não tinha indiretas, só amizade e amor.

Eu me sentia muito mais leve, podia falar meus palavrões na boa que não tinha ninguém falando: óóóóóóóóóóóóóóó

Ninguém apontando o dedo pras nossas falhas, nem câmera moderna pra fazer um super foto, eram fotos nossas e pronto, do jeito que a gente podia e do jeito que dava.

Hoje tem tudo isso, e tudo ficou tão obscuro, sem graça, conteúdo engessado, a gente nem pode colocar um gif animadinho que pensa: A cara e se o cliente for muito sério e não gostar?

Eu fiz tantas amizades bacanas que duram até hoje, e algumas sumiram porque entrou todo esse “lance” de blogar com toda uma expertise, e algumas blogueiras desistiram. Que pena!

Tinha uma puta união!

Eu acordava cedinho pra visitar o blog das amigas e comentar! Comentar minha gente, nem que fosse só um oi!

Não tinha tanta coisa que hoje tem e que claro, é muito bom a gente sempre aprender mais, mas era mais leve, mais gostoso, mais prazeroso e sem obrigações dos politicamente corretos ou da polícia da blogosfera.

Quem hoje em dia não morre de medo de escrever algo errado, fazer um foto que não está “dentro dos padrões”, de botar um Putz que já é palavrão, de contar uma história engraçada da vida (porque acha que não tem nada a ver com o blog de hoje) e ir parar nas esferas dos bam bam bans sendo criticada?

Tinha o Blog da Rô (Roberta Kranha e parceira no crime) que eu morria de rir, da Xára lindona que falava sobre sua vida na boa e mais outros infinitos que a gente se ajudava, tipo: Coloca isso assim, olha o email do marketing da marca tal é esse aqui, as pessoas ficavam felizes, FELIZES, quando a gente ganhava um produtinho da marca pra resenhar, e nem por isso a gente resenhava, porque se não gostasse a gente ia direito na marca e falava e eles davam atenção.

Até um vídeo! Não tinha editores de vídeo, ia do jeito que estava e era o maior barato!

Eu tinha a Seção Emputilhação, que se fizesse alguma coisa com uma amiga da blogosfera eu botava aqui e pronto! Levantávamos a bandeira da união.

O que houve? O que aconteceu? Pra onde foi tudo isso?

Como se diz aqui no Rio: Ô piloto desliga o motor do ônibus que eu vou descer!

Acompanhei noivado, casamento, gravidez, nascimentos de filhos, casa nova, e muitas outras coisas de amigas. E a gente vibrava com isso!

Acompanhei também amigas que tiveram seus blogs bombando e hoje só trabalham com isso, e eu vibro também! Claro, porque não?

Porque não ficar feliz pelas amigas que tiveram seus blogs reconhecidos pela mídia?

Agora é press kits, Mídia Kit, Analytics, número de seguidores nas redes sociais, nossa tanta coisa que a gente se perde.

Naquela época, era CONTEÚDO, a gente fazia um bom conteúdo, um conteúdo sincero, e sim falávamos PARCERIA, hoje nem pode colocar isso.

Eu vejo até posts sobre: Como fazer seu blog bombar! Como as marcas olham pra você, como falar com as assessorias, como isso, como aquilo, é um montante de regras que na boa? Fica meio difícil e caótico manter um blog.

De onde tiraram isso? Sei lá, porque acho que nem tem fórmula né?

Eu tinha uma seção que era: Durma Sorrindo, que a Rô fazia pra mim com alguma piada ou coisa engraçada. Cabô isso!

A gente se importava uma com a outra, mesmo não se conhecendo pessoalmente e só se falando pelo Orkut! Orkut meu Deus! Tiraram até isso da gene!

A boa é que ainda existem blogueiras super desencanadas com isso, escrevem ainda do mesmo jeito, respondem comentários, se respeitam e gostam uma das outras.

E que felicidade isso me traz, porque eu sou da velha guarda, sou do tipo que não vejo erros, mas que vejo o prazer que as meninas tem de escrever, de se soltar, de fazer um post (que seja até pra marca), mais leve, menos despretensioso, menos preocupado da famosa tecla: O que será que as marcas e assessorias vão achar?

E fico feliz em participar desse projeto, junto com um monte de gente bacana que também vai fazer um post assim.

AnaLu, ajuda aí nos erros de português da senhoura aqui!

Valeu galera! Até a próxima Blogagem Coletiva do Blogosfera + Unida!

Meninas que já fizeram seu post e vale a leitura:

AnaLu do Oxente Menina: Blogando Leve: Um resgate ao prazer de blogar

Giovanna Spinelli do Nina Rosa Hot Space: Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar

Aline Ramos do Papo nada Cabeça: Desabafos de uma Segunda Feira: Pela leveza de blogar

Camila Nunes do Seja Belíssima: Blogagem Coletiva: A Leveza de Blogar!

Kalli Fonseca do Beleza Sem Tamanho: Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar!

Luciana Vilela do Mulher sem Photoshop: Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar!

Diise França do Utilidade e Bobagens: Blogagem Coletiva: Pela a leveza de blogar

Dani Rauzi do Beleza F5: Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar

Tabatha do Taby Says: Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar

Lu Poroli do Coisas da Poroli: Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar

Verônica Pelinca do Tomate com Açúcar: BLOGAGEM COLETIVA: A LEVEZA DE BLOGAR

Simone Bispo do Unhas de Bispo: A leveza de blogar como 4 anos atrás

Simone Bispo do Dona Bispa: Sobre a leveza de blogar meuip

Comentários

Comente no blog!

Ana Lu Fragoso - Blog Oxente Menina

Vou corrigir nada, tô é feliz por não estar sozinha nessa ilha!
Ah, e de vez em quando solto uns palavrões também. Na própria blogagem coletiva soltei um FDP. Será que vou ser presa?
Bjoooooo

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

AnaLu só amor pra vc!

RESPONDER


Thais

Oi Gigi, tudo bem?

Nossa, sua postagem vem bem a calhar! Já faz cerca de 1 ano que surgiu o RotaRoots com essa mesma idéia:O Rotaroots tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando pela diversão e pelo amor.

Se quiser conhecer mais, é so entrar no grupo, todo mes tem temas coletivos, uma comunidade super ativa e criando elos lyndos, como Resgate do Blog Day, que oh, bombou na web!

https://www.facebook.com/groups/rotarootsblogs/

Beijos

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Legal Thaís, também estou no Roota e acho super legal esse resgate, na verdade existirão sempre grupos e grupos com uma proposta parecida e não igual saca?

RESPONDER


Blogando leve: um resgate ao prazer de blogar | Blog Oxente Menina

[…] A desbocada da Mari, do blog Coisas da Gigi, sente saudades até de falar palavrão. Pode continuar falando, […]


simone andrea p.santos

até eu que ñ sou blogueira mas amo curtir blogs entro no samba de vcs hehehhe principalmente o seu né Marilia curto ler posts do cotidiano , do sobe e desce da vida pq gosto e pronto e daí se tem erros de portugues ou alguns deslizes ??? eu curto do jeitinho que é =D

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Simone sua linda!

RESPONDER


Camila Nunes

Vim direto do link do grupo para cá, e nossa: só li verdades!
Comecei o blog em 2010 falando sobre revendas de produtos (Avon, Natura) e adorava falar sobre os encontros das revendedoras, quando tinha os bingos nos encontros, promoções, e até mesmo assuntos pessoais. Hoje em dia só se vê MAC, Chanel, Lancome, como se comprar produtos dessas marcas elevasse seu status automaticamente…
Viva a blogagem leve \o/

Beijos
Camila

http://www.sejabelissima.com.br

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Camila sua linda! É super vdd, meu marido estava falando isso outro dia.
Antes a gente vivia sem um monte de coisa, hoje em dia tá feia a coisa, vc só é blogueira boa se tiver uma bolsa Channel, pode isso?

RESPONDER


jana cibler

Adorei marilia!Gosto dos Blogs mais simples,tinha uns muito legais ai comecaram marketing puro ai perderam a graça,mecanico d+ sabe como vc amo Blg que fala de coisas de pessoas comuns,casa ,maternidade produtos bons e acessiveis,jogar conversa fora ,ai sim q e bom como o seu Blog Tudo de bom Marilia =) Bjinhos

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Ih Jana sua linda, eu amo jogar conversa fora aqui no blog!

RESPONDER


Blogagem Coletiva: Pela leveza de blogar!

[…] – Coisas da Gigi […]


Luciana Vilela

Oi Marília!
Eu já fiz muita amizade nesse meio, mas realmente só duram porque são pessoas que pensam como eu. O que eu vejo é que dá pra gente pinçar algumas coisas boas em meio a tanta coisa difícil que a gente vê por aí, e vamos continuando a fazer do nosso jeito: quem gostar, fica! Aí sim, vale a pena!
Beijos e nos vemos no grupo… Luciana

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Oi Lu, amei teu post e tb já fiz muitas amizades e acho que vou continuar fazendo, espero que vc seja a mais nova amizade feita.

RESPONDER


Eliane Martins

Agora se pegou fundo , chorei , eu tava la quando sua casa queimou te dei bronca pelo dente mal feito, continuo te lendo mas quase não comento mais, se cresceu fugiu do meu controle.
te admiro por ter tido coragem e ido enfrente (Eu continuo do mesmo jeito). Essa ideia foi linda adorei relembrar e posso disser que ainda continuo aqui pra se vc precisar do blog amigo pra chorar. rsrsrssr muitos beijos e saudade s da Eliane.casinhadaeliane-eliane.blogspot.com

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Elianeeeeeeeeeeeeee que saudades! Meu Deus vc está juntinho comigo e eu lembro da bronca do dente! Ai nem me fala, agora só dentista direitinho, nunca mais quero passar por aquilo e também não acendo mais vela aqui em casa hahaha

RESPONDER


Diise França

Oi Marilia,
Amei seu cantinho! E o post não disse nada mais que verdades!
Adorei! O blog chega a ser um espelho da vida da gente né? Por isso, ser leve é mais que necessário! Estou adorando esses posts, esses assuntos, nosso grupo *-*
Beijos

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Ai Diise muito obg, estou amando também nosso grupo

RESPONDER


Lidi

Muito legal, Marília!
Amei seu post!
Tenho pensado nisso há alguns dias, sabe?
Parece que a blogosfera perdeu um pouco da ternura.
Talvez porque algumas blogueiras se revelaram verdadeiros “pavões” e a vaidade falou mais alto? O resultado, parece, é que muita gente passou a olhar apenas para seu próprio umbigo… sei lá.
O fato é que eu estou tentando encontrar um tempinho, sim, para passear pelos blogs e apreciar o que está sendo postado. Por isso é que vim parar aqui. =)
Vou espiar os blogs que você linkou, pois não conheço. Quem sabe não surge novas amizades? Disso eu gosto na blogosfera, e muito!!! =)
Beijos, bonita!!!!
Lidi

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Lidi, vc foi uma das minhas inspirações, eu conheço o Bicha Fêmea a tanto tempo e agora sei que o Trololó não vai sair muito da tua linha, sei que vc entende bem o assunto.

RESPONDER


Veronica

Oi Marília, concordo em gênero, número e grau com tudo o que você falou e digo mais: é verdade sim que existe pessoas que vale a pena conhecer, e você é uma delas <3. Adoro posts que conversam comigo, parece que estou na cozinha da blogueira tomando uma xícara de café e falando pelos cotovelos rsrsrsrsrsr e aqui é assim! Beijocas

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

PÔ Veronica me emocionei. Mas entra aqui e toma um café comigo sim!

RESPONDER


Taby

Só quero que toda essa loucura passe e que as pessoas parem de retribuir comentário com xingamento pra vc hahaha.
Vc sabe bem né Marilia, a gente conhece quem retribui comentario falando mal do post da pessoa.
AI AI AI.
Tenho esperanças na mudança.

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Nem fala Taby, nem fala, tb tenho esperanças

RESPONDER


Dani Oliva

Essa época vai voltar! Aliás..já está voltando…PS: tira o nome do Rauzi e deixa só Dani! ahaha Ele me mata se tiver o nome dele envolvido.

Desde 2010 aprendi a postar com um português mais “correto”..antigamente usava muita gíria e tinha gente que vinha no blog só pra criticar. Ou era a vírgula mal colocada, ou era a foto mal posicionada. Tentei entrar no “padrão”, mas não rolou muito! Adoro colocar …(três pontinhos) ao invés de uma vírgula por ex.

Adorei o post! Beijos

RESPONDER