23 mar 2015

Colágeno

Postado em: BelezaCoisas da Gigi

colageno

Manter a pele, as unhas e os cabelos bonitos e fortes é o desejo de todas as mulheres! O colágeno, por sua vez, pode ser um grande aliado para essas conquistas. Isso porque ele é uma proteína responsável por oferecer sustentação para a nossa pele, cabelos e unhas, assim comopara os músculos, ossos e as articulações.

Apesar de ser naturalmente produzido pelo nosso organismo, o colágeno tem sua síntese diminuída gradativamente a partir dos 25 anos, aproximadamente. A má noticia nisso tudo é que com a deficiência de colágeno, nossa pele perde a elasticidade e passa a ficar enrugada, além dos nossos cabelos e unhas também ficarem fracos e quebradiços.

Por esse motivo, a suplementação de colágeno pode ser uma boa opção! Existem diversos tipos de suplementos de colágeno, podendo ser encontrado em pó, em cápsulas, líquidos e também na composição de outros produtos. Se a suplementação for mesmo necessária, vale apostar no colágeno hidrolisado, já que ele passa por um processo de hidrolise,no qual a proteína é quebrada em partículas menores, que por sua vez são melhor absorvidas pelo nosso organismo.Dentre os benefícios do colágeno podemos citar:

  • Melhora da elasticidade e firmeza da pele;
  • Proporciona uma pele mais jovem e previne o envelhecimento precoce;
  • Contribui para prevenir o surgimento de estrias e celulite;
  • Favorece a cicatrização da nossa pele.

Uma dica importante é aliar o consumo de colágeno a alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, limão, acerola, goiaba, etc.), vitamina E(sementes e óleos vegetais), zinco(peixes, frutos do mar, amêndoas, castanha-do-pará, carnes e avelã) e selênio (oleaginosas em geral, em especial a castanha-do-pará), já que eles estimulam a produção de colágeno pelo nosso organismo, além de apresentarem ação antioxidante, prevenindo sua degradação.

Texto: elaborado por Lais Coelho, nutricionista da Natue, revisado por Michele Prado.

Comentários

Comente no blog!