27 jul 2015

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada! Reconstrução Ácida com Vinagre de Maçã

RA Ácida Com Vinagre de Mação, Shampoo Anti-resíduos Acquaflora, Queratina QOD, Máscara Reconstrutora Midollo di Bamboo e Máscara HIdratante Inoar Macadâmia Oil Premium

Minhas nêgas, (a Juliane Freire +FUN me chama sempre assim hahahaha. ADOROOOOO)

Óia eu aqui de novo falando da Elza! E olha que é um TEXTÃO, e tem que ler, se reclamar eu faço outro, se reclamar mais ainda eu jogo vocês todas num balde formol junto com henê!

ENTÃO SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA!

Sou uma pessoa alucinada, aloka, perturbada com esse cabelo, vejo geral cuidando dos cabelos inclusive eu, agora com 4.4, cuido dos fios seriamente desde dos meus 16 anos e posso afirmar que 60% da autoconfiança está em você ter cabelos bonitos e bem cuidados.

Eu posso estar toda montada: Make ok, roupa ok, pele ok mas se o cabelo estiver Elza eu definho e coloco logo um chapéu e isso morrendo de medo que passe um vento e ele saia voando.

Eu gostaria muito de ter os cachos da Gi, mas já cortei (quem acompanha o blog já viu que cortei joãzinho), já tentei fazer as técnicas que todas as cacheadas usam, mas infelizmente meu cabelo não é estilo cacheado ele faz coldsplay de Gal Costa atropelada por um Unicórnio verde.

Por isso (e porque gosto também), vou de alisamento mesmo. Mas cara caramba caraô, toda química (e não venha me falar que só faz uma simples coloração, PORQUE COLORAÇÃO TAMBÉM É QUÍMICA!) muda a estrutura do cabelo, não tem churumelas, é fato!

Até quem não tem química mas faz o uso constante de secador, difusor, chapinha, passa o ferro de passar roupa no cabelo e etc precisa de cuidados com a cabeleira.

Eu, como sempre, fui lá dar uma alisada no cabelo (mas peraí sem fazer nada antes Marília? Não Beshas, eu antes Nutri e Hidratei meus cabelos porque pra fazer uma química tem que estar com tudo ok, ok?), depois de estar linda, loira e bela. Não tão linda, não tão loira mas muito bela, decidi (lendo muito sobre o assunto) fazer uma Reconstrução Ácida Caseira.

Beshaaaaaaaaaaaa Porque? Que diabo é isso?

RECONSTRUÇÃO ÁCIDA:

A Reconstrução Ácida, é perfeita para recuperar a saúde e o brilho de seus cabelos, eliminando a quebra, e fortalecendo profundamente a fibra capilar. Produtos ácidos, fecham a escama ou cutícula dos cabelos e para um cabelo ficar forte ele precisa estar com as cutículas fechadas , e produtos alcalinos (como alisantes por exemplo) abrem a cutícula dos cabelos…

A reconstrução ácida caseira segue o mesmo princípio da hidratação caseira com vinagre, mas com um poder a mais, pois além de fechar a cutícula dos fios, também iremos reconstruir a fibra,  pois usaremos uma máscara reconstrutora junto…

Fonte: Aprendiz de Cabeleireira

Como eu fiz minha Reconstrução Ácida?

PASSO 1:

Primeiro lavei meu cabelo com Shampoo Equilíbrio Resíduos Acquaflora, duas vezes pra retirar bem qualquer resíduo de produto que estivesse no meu cabelo. Leia mais sobre shampoo Anti-Resíduos aqui.

Shampoo Equilíbrio Resíduos Acquaflora Menta e hortelã: Composto de extratos naturais com propriedades adstringentes que através de sua ação refrescante, potencializa e estimula uma agradável sensação de limpeza. Ideal para ser usado uma vez por semana antes da hidratação. Não é prejudicial a qualquer tipo de procedimento químico existente no fio.

O bicho é transparente, com cheirinho de menta (não é forte), refrescante. Parece não né? Mas faz uma espuma de lavar o banheiro inteiro e tira os resíduos todos do cabelo. Lavei duas vezes porque tinha muito leave-in aqui na Elza.

Shampoo Equilíbrio Resíduos Acquaflora

Shampoo Equilíbrio Resíduos Acquaflora Menta e hortelã

Shampoo Equilíbrio Resíduos Acquaflora - Textura

Shampoo Equilíbrio Resíduos Acquaflora – Textura

PASSO 2:

Diluí o Vinagre de Maçã em água (ex: 25 ml de vinagre para 100 ml de água) apliquei no cabelo todo massageando bem e deixei agir por 10 minutos. Enxaguei!

Porque Vinagre de Maçã? Porque o vinagre de maçã tem o pH ácido em torno de 2,5 e por isso ajuda a fechar as cutículas selando a hidratação dentro do fio.

Diluí oVinagre de Maçã em água (ex: 25ml de vinagre para 100ml de água) apliquei no cabelo todo massageando bem e deixei agir por 10minutos. Enxaguei!

PASSO 3:

Enluvei as mechas do cabelo com a QOD CITY KERATIN, deixei 10 minutos e retirei.

QOD CITY KERATIN é um complexo de queratina combinada com proteína do trigo feito para restaurar a fibra capilar, devolvendo a elasticidade e o brilho aos cabelos.

Achei, até que seria difícil passar a queratina depois do vinagre, mas como ele é um gel senti que deslizou nos cabelos.

QOD CITY KERATIN: é um complexo de queratina combinada com proteína do trigo feito para restaurar a fibra capilar, devolvendo a elasticidade e o brilho aos cabelos.

QOD CITY KERATIN

QOD CITY KERATIN é um complexo de queratina combinada com proteína do trigo feito para restaurar a fibra capilar, devolvendo a elasticidade e o brilho aos cabelos.

QOD CITY KERATIN – Textura

Fórmula QOD CITY KERATIN

PASSO 4:

Depois, apliquei a Máscara Reconstrutora da Alfaparf Midollo di Bamboo  Pro-Concentrate (que já falei aqui, aqui e aqui ) e deixei agir por 15 minutos e enxaguei.

Máscara Reconstrutora Midollo di Bambooo Pro-Concentrate Alfaparf Milano

Alfaparf Midollo di Bamboo Pro-Concentrate

Máscara Reconstrutora Midollo di Bambooo Pro-Concentrate Alfaparf Milano - Textura

Máscara Reconstrutora Midollo di Bambooo Pro-Concentrate Alfaparf Milano – Textura

Fórmula Midollo di Bamboo Pro Concentrate

PASSO 5:

E por final apliquei a Inoar Macadâmia Oil Premium Máscara de Tratamento, é uma máscara hidratante que eu já falei aqui,  deixei agir por mais 15 minutos e novamente enxaguei. Quer saber mais sobre máscaras de hidratação? Vai lá no Mãe ao ³ nesse post aqui.

ATIVOS PRINCIPAIS:

Inoar Macadâmia Oil Premium Máscara

Inoar Macadâmia Oil Premium Máscara

Máscara Hidratante Inoar Macadâmia Oil Premium - Textura

Inoar Macadâmia Oil Premium Máscara – Textura

Fórmula Inoar Macadâmia Oil Premium

Geralmente se fala pra aplicar um condicionador no final, mas pela composição da Inoar Macadâmia Oil Premium Máscara eu não achei necessário.

E finalmente, no último enxágue, apliquei um pouco da água com vinagre que usei no início (exatamente para selar a hidratação dentro do fio) e deixei no cabelo.

Não ficou o cheiro do vinagre (até achei que ficaria), mas predominou o cheiro da Máscara Hidratante.

Pensei também que meu cabelo ficaria ressecado ou meio durinho por causa de tanto ativo com queratina, mas ficou bem solto e macio.

P.S: Existem outros acidificantes no mercado que você pode utilizar.

Na boa? Se meu cabelo ficou mais resistente? Depois de tudo isso vocês ainda duvidam? DUVIDAM?

Marília Post de RA Ácida

Então é isso, espero vocês nos coments pra falar o que acharam, o que vocês fazem pra reconstrução no cabelo, pra me xingar, pra me elogiar, pra bater papo ou até pra dizer que eu não falei nada que preste aqui.

Beijos,

Comentários

Comente no blog!

simone santos

Marilia em 1º lugar vc ta super Divaaaaaaa =D ,mas “morri” lendo igual Gal Costa atropelada por um unicornio verde hahahahhahahhahha…vinagre de maçã é um truque das antigas e que funciona muitooo bem tbm p/dar brilho nos cabelos mas acho que tem desvantagem se fizer uso continuo pq os cabelos ficam vermelhos ;) amei esta dica de reconstrução acida vou repassar p/ minha moçoila que ta com cabelo detonado por causa das luzes :p bjão e continue neste pique Divandooooo vc ñ sabe o qto fico feliz em ver vc assim de bem com a vida !

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Si, é verdade o vinagre é antigaço né? É a reconstrução ácida não dá pra fazer sempre, se estiver com o cabelo muito detonado uma vez por mês e nas outras vezes somente uma reconstrução com queratina ou produtos que contenham na fórmula ativos de reconstrução.

RESPONDER


Luana

Estou pensando seriamente em fazer isso em meus cachos.
Me falaram muito bem dessa hidratação.

beijos, e obrigada por descrever tudo

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Luana,
Essa reconstrução é muito boa para quem tem cabelo com algum tipo de química, você pode fazer mas uma vez ao mês apenas e se sentir que seu cabelo está necessitando, caso não seja recomendo uma boa hidratação e umectação.

RESPONDER


Roberta Valadão de Souza

Eu uso os produtos da quod e amoooo, todos são incríveis.
Nao sei dizer qual o melhor
Bjs

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Ai Roberta eu estou apaixonada pela marca, essa queratina é power

RESPONDER


Jaqueline Ribeiro

Nunca fiz a reconstrução ácido mas algumas amigas já fizeram e falaram que dá super certo.
Bjus
Jaque

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Jaq, senão quiser usar o vinagre de maçã tem outros produtos acificantes ótimos no mercado.

RESPONDER


Dany Bello

Já faz um tempinho que estou querendo fazer essa reconstrução com vinagre. Todo mundo fala que é ótima!
Beijos!

RESPONDER


Adriana

Oie, eu sempre uso o vinagre de maçã pr selar a cutícula do cabelo. Pelo menos 1 vez na semana eu faço isso. Mas esse ritual todo para a reconstrução ácida eu ainda não fiz. Já ouvi falar muito e sempre com bons resultados.
Beijos

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Olha bee pra ter cabelos mais fortes, a gente que usa química, tem que rolar um ritual meio básico

RESPONDER


Aline Magalhães

Eu já tinha lido algo a respeito, mas você apresentou de uma forma que me deu vontade de fazer.
E estou precisando.

Beijinhos,
Aline Magalhães

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Faz bee, faz sim teus cabelos vão ficar divos

RESPONDER


Giovanna Barbieri

Eu detesto o cheiro de vinagre, mas para ter fios mais saudáveis eu acho que eu encaro…
Beijos

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Ih Beee nem fica o cheiro

RESPONDER


Bruna de Paula

Eu gostei muito do seu procedimento de reconstrução e quem usa química de transformação é essencial sempre fazer.
Me recomendaram o vinagre de maça para caspa e vendo que pode ser usado para reconstrução capilar, eu vou comprar o bonito logo.

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Bruna, vinagre de maçã é vida pra tudo, até pra dar brilho nos cabelos.

RESPONDER


Juliane Freire

Minha nêga linda, diva soberana, Malévola favorita e best blogger!!! Agora entendi porque minha beshaaaaa totosa sumiu!!! kkkkkkkkkkk
Cara, li tudinho, até as fórmulas… tu sabe que sou viciada em ler um rótulo, né? Então… já sabe que não mereço entrar no balde de henê com formol… “setreco” deve levantar até chamar… > medo <
Mas agora é sério, amiga… Eu super amei os produtos utilizados, já tinha lido a resenha do tratamento de bambu aqui e fui correndo no Amorelli fazer… Amo suas sugestões e fico "P" da vida contigo, pois cada passadinha que dou aqui… perco uma graninha… kkkkkkkkkk Marido fica pra me matar.
Mas com certeza precisoooooooo desse QOD e desse Acquaflora. Deve ser muito gostoso o aroma e o frescor no couro cabeludo.
Agora, amiga… pelamóóóór, diva mór, dá para fazer um post de pele oleosa para iniciantes? Quero que tu monte um kit pra amiguinha aqui que economiza nos óleos kkkkkkkk (Tu sabe porque) kkkkk

Beijoooos

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Bee, estou estudando todos os ativos possíveis pra esse post da pele oleosa, vc vai arrasar e para de sair com esse reduto pretoleiro in you face.
Besha arrasadora, eu tb sou viciada em fórmulas, pego tudinho e vou no google vendo tudinho.
Não vai pro balde não viu?

RESPONDER


Juliane Freire

Oinnnnnnnnnnnnnnnn falei tanto que esqueci de falar que ameeeeeei meu nomezinho ali <3
Rezando para meu carinho não virar polêmica, né? kkkk
Sabe que hoje em dia, tudo é mimimi :p

Love U <3

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Mimimi a gente espanta com muita macumba na esquina

RESPONDER


Lana Moreira

Cosplay de Gal Costa foi ótimo. Eu já pensei em fazer a reconstrução com vinagre , mas confesso que fiquei com medo do cheiro impregnar no meu cabelo já pensou cgefar no colégio com a cabeça parecendo uma salada? Mas agora depois de ler sobre sua experiência fiquei tentada a experimentar sua receita. O cabelo ficou lindo no processo.

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Bee, o cheiro não fica não e o vinagre de maçã como disse a Si no coment abaixo é baphão antigo.

RESPONDER


Camila Melo

Oiee eu faço tb reconstrução ácida!
Amei sua receita e as dicas de máscaras super preciso dessa da Inoar!
Seu cabelo está Divooo!
Beijinhos :*

RESPONDER


Andreia Sales

Nossa eu adorei essa reconstrução ácida e você explicou direitinho o passo a passo e tendo os produtos certos dá pra fazer maravilhas em casa.
Bjks

RESPONDER


Thalita

Oi Má!
Primeiro queria falar que estou impressionada de como o seu cabelo está grande e bonito! Lembro quando vc cortou curtinho curtinho!!
Segundo eu adoro reconstrução com vinagre, detesto o cheio de vinagra durante o processo mas vale a pena. Eu fico desejando demais testar a máscara de bamboo da alfaparf, sempre vejo tantos elogios com a marca. E agora com a sua aula de reconstrução ácida toda mundo vai ficar com o cabelo lindão e forte!
Beijos!

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Tha, tá grande né? Lembra quando eu cortei curtinho? Olha a máscara da bamboo da Alfa é ótima, mas eu tô com uma aqui que levanta defunto tb e já já vou resenhar é da linha Extreme Therapy da Yellow.

RESPONDER


Jeane Carneiro

Gostei do texto, bem humorado. rsrs
Não conhecia essa receita, bem legal hein.
Você deu todas as informações bem explicadinhas e é claro que a gente entende muito melhor assim.
Bjão

RESPONDER


Erika

Oi Mah, quanto trabalho para cuidar das madeixas hein Seus cabelos ficaram lindos. Fiz progressiva no meu e sei o quanto dá trabalho manter bonito e macio, mas concordo com você, a auto estima de uma mulher está nos cabelos. Beijos, Érika

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Erika eu vou ao infinito e além pra cuidar desses cabelos.

RESPONDER


Motive to be pretry

Eu nao sei se comento do post ou da sua personalidAde diva! Hahahahahha comecando pelo titulo. Kkkkk eu me apaixonei por esse post. E tao bom qdo vc ler um post e ele te prende. Te cativa. Vc e mto engracada neguinha.
O tratamento parece ser ótimo daqueles de levantar defunto.
Super adorei todos os produtos depois de vc ter resenhado.
Bjos.

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Coisa linda, obrigada

RESPONDER


Pati Quental

Sua gostoooooooooooosa! Beeeesha como vc tá linda e poderosa!
<3

Já quero ficar besuntada no vinagre também hahaahhaahha

Ok, ok… voltando… eu já tinha ouvido falar em reconstrução ácida mas num passo a passo tão gostosinho assim ainda não tinha visto. Meu cabelo tá bem precisado de algo mais punk no pós descoloração e como meu tempo tá curto vou investir na tua dica.
Esse shampoo da acquaflora eu já quero e necessito, sou aloka do anti residuos.

Lindo post!

Beijos

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Agora tu vê a besha gostosa falando de mim? Eu tô é morta! Tu é mais lindona
Faz sim bee, não vai se arrepender.

RESPONDER


Juditte Amelie

Tive a maior vontade de fazer essa RA ácida, gostee muito da explicação diluída em gotas que você deu, gostei de vc ter citado outros sites pra ver melhor o que é e dos produtos que você usou.
Eu como meu cabelo está entupido de química vou fazer, claro né?
Agora posso usar outros produtos? Como identificar se são produtos pra reconstrução?

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Juditte vou montar a tabela e mostra aqui pra você

RESPONDER


Cris Dantas

Eu gosto de reconstruções, achei muito explicativo sua resenha de todo o procedimento.
Mas no final você disse que poderia fazer com outros acidificantes, poderia fazer um post de quais seriam? Porque o vinagre não é muito minha praia.

RESPONDER


Simone Abdala

Realmente estou precisando de uma reconstrução assim, depois de algumas químicas meu cabelo tá uma palha e sei que tenho que passar por algumas R’s e algumas N’s pra voltar a maciez dele.
Vou fazer essa R e venho te contar.

RESPONDER


Carolina Candido

Eu já gosto do vinagre como acidificante, como a Simone falou é receita antiga, até pra dar brilho né?
A máscara da Midollo da Alfaparf é uma R poderosa! E essa da Inoar eu amo de paixão, apesar de amar também aquela pretinha do pote de 1kg, tenho essa e vou tentar com ela.
Esse shampoo da Acquaflora eu não conhecia, vou procurar.

RESPONDER


Luiza Osmarini

Besha que macumba é essa? Coisa de cabelo é contigo mesmo né?
Adoro quando você fala de cabelo aqui no blog, esse boteco é phyno amiga.
Amei essa explicação passo a passo que você deu, até os ativos de cada produto você postou.

RESPONDER


Ana Luíza

Gente essa queratina da QOD é fantástica, eu usei e ela é um gelzinho que dura horrores, faço reconstrução com ela sozinha acredita?
Tá tem dias que eu passo depois uma máscara reconstrutora, mas todo esse passo a passo nunca fiz.
Corajosa você heim? Porque dá um trabalho incrível, mas é melhor do que gastar dinheirinho. rsrsrs

RESPONDER


Marcia Alejandro

Apesar de meu cabelo ser natural, enrolado e crespo eu uso tintura, então sei que necessito de vez em quando de uma reconstrução.
Vou fazer essa uma vez por mês pra dar um up aqui na minha Elza. (catei de vc a Elza e não largo mais)

RESPONDER


Judie Foster

Eu tenho EP no cabelo e tenho tintura, então tenho mais é que fazer uma reconstrução nem que seja uma vez por mês.
Agora essa ácida nunca fiz, ainda mais com um produto tão baratinho que é o vinagre de maçã.
Gostei da proposta dos outros produtos também e de como você explicou tudo meio bê a bá pra gente.

RESPONDER


Julia Kolenz

Mulher teu cabelo tá fantástico!
Tá poder e luxo!
Atirando heim? Também depois desse tratamento com esses produtos bapho foi tudo né?
Agora quero o meu assim, então já procurando os produtos pra fazer aqui em casa.

RESPONDER


Suzana Rossetti

Como seu cabelo cresceu! Lembro quando você cortou ele curtinho!
Ah queria tanto que meu cabelo tivesse esse crescimento!
Mas também do jeito que você trata ele tem que estar lindo e grande.
Amei o post, amei o jeito que você deu todas as dicas.

RESPONDER


Lorena Castilho

Eu tô é passada com esse teu cabelo.
Meu cabelo tem química pra todo lado e eu necessito fazer essa RA ácida e outras várias reconstruções.
Essa queratina da QOD eu nunca ouvi falar, tem outras queratinas que eu posso usar? Você indica algumas?
Apesar que gostei dessa, e a midollo é fantástica é uma R purinha.
Essa máscara da Inoar é uma delicinha, eu tenho e ela dá uma suavidade ao cabelo incrível.

RESPONDER

Marilia Alves Respondeu:

Lorena tem outras queratina muito bem faladas no mercado, eu vou fazer um post sobre elas pra você

RESPONDER


Sofia Keller

Besha!!!!!!!!!
Morri e voltei com esse teu post.
Produtos fantásticos, explicação perfeitinha, e o melhor dá pra fazer em casa.

RESPONDER


Rubia Quesada

Você tem horas que esconde o jogo pra gente te como teu cabelo fica né?
Quer dizer que a bonita tem cabelón lindo porque faz cronograma capilar?
Já quero saber além da RA todos os outros procedimentos que você faz!
Amei tudo no post, tá muito bem explicado e você colocou os ativos de todos os produtos.

RESPONDER


Isabela Silveira

Acho que todas as mulheres que tem química no cabelo deveriam ler esse post.
Eu faço RA e com vinagre de maçã e meu cabelo fica muito mais forte, faço uma vez por mês e depois faço nutrição e hidratação.
Gostei dos ativos de todos os produtos que você usou, adoro essa queratina da QOD, muito fácil de aplicar.

RESPONDER


Tamires Milhazes

Adorei, eu faço uma vez a cada dois meses. O efeito fica realmente lindo.

Beijos

RESPONDER