19 ago 2015

5 passos bem práticos para vencer a timidez

Postado em: Coisas da GigiComportamento • Cotidiano

Timidez é um problema de segurança emocional, mas pode ser vencida com a percepção de que o mundo não é o inimigo. Psicoterapeuta Maura de Albanesi dá essa e outras dicas.

A timidez é um problema sério, faz a gente ficar vermelho, se enrolar em situações que nos complicam posteriormente, aumentando ainda mais nossa insegurança. Embora não seja considerada uma doença, sob o ponto de vista clínico, a timidez é um problema de segurança emocional. Para enfrentar os problemas, a psicoterapeuta e líder-coach Maura de Albanesi dá cinco dicas de fácil execução:

1. O mundo não é seu inimigo


“A primeira coisa que se deve fazer é entender que o mundo não é seu inimigo. Por mais que você ache que sim, as pessoas não estão ali para te atacar ou ridicularizar. Elas buscam trocas.”
2. Você não é o centro das atenções!


“Inconscientemente, todo tímido é orgulhoso e acha que, assim que ele adentrar um lugar, todos vão parar o que estão fazendo e olhar para ele. Isso não acontece! Relaxe!”

3. Não exija ser perfeito!


“Você não precisa ser o melhor, basta ser você mesmo, o que já é excepcionalmente incrível.”

4. Respeite as diferenças!


“Ser igual a todo mundo é chato. Normalmente o tímido se espelha em quem quer ser. E isso não gera o menor interesse. O belo da vida e das pessoas são as características individualizadas.”

5. Permita-se falar a primeira coisa que lhe vier à mente.


“Quanto menos você pensar nas reações dos outros, melhor. Até porque elas são meras invenções da sua cabeça.”

Fonte: Maura de Albanesi é mestranda em Psicologia e Religião pela PUCSP, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos.

Comentários

Comente no blog!

Helo Braga

Bom artigo amiga, eu sou um pouco tímida também!! faz um tempo que não passo aqui e toda vez que venho ta diferente hahahahaha…. mas agora to com mais tempo, venho te visitar mais vezes!! bjss
Helo

RESPONDER


Jeane Carneiro

Que legal, eu me acho um pouco tímida.
Gostei da matéria.
Bjão Gigi

RESPONDER


Top Top Top - links bacanas para ler dos melhores blogs

[…] e dar cartão e coisa e tal. E lá no Coisas da Gigi, tem um post que eu adorei, que são “5 passos bem práticos para vencer a timidez“. Se você também tem que superar essa, dá uma conferidinha nessas […]